Lombo de porco enrolado em massa folhada

09-02-2015 22:56

Lombo de Porco Enrolado em Massa Folhada

INGREDIENTES (6 pessoas):
1 lombo de porco com cerca de 2kg
1 cebola
1 copo de vinho do porto
100g margarina
Maisena
1 placa de massa folhada rectangular
2 embalagens de cogumelos frescos
250 g de bacon cortado em cubos pequenos 
6 dentes de alho
Sal
Pimenta
Azeite
gema de ovo

Um dia antes 
Tempere o lombo com sal e pimenta.
Derreta a margarina e aloure o lombo de ambos os lados para selar a carne. Depois junte a cebola picada, o vinho do porto e um copo de água. Deixe assar durante cerca 1h30 a 2 horas no forno a 160º, voltando a carne de vez em quando.

Assim que a carne estiver pronta, retire para uma travessa para arrefecer e reserve. No molho da carne junte 2 a 3 colheres de sopa de maisena e deixe ferver durante uns minutos para encorpar um pouco. Retire para uma molheira e reserve.

Entretanto, numa frigideira larga, coloque o azeite e os alhos picados e deixe alourar. Junte o bacon e frite-o durante alguns minutos por fim junte os cogumelos, tempere de sal e pimenta e deixe cozer. Depois de prontos deixe arrefecer e reserve.

De seguida 
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Estenda a massa folhada de forma a cobrir a carne toda. Por cima coloque 2/3 da mistura de cogumelos e bacon. Coloque o lombo em cima e no topo do lombo coloque a restante mistura. Enrole a massa á volta da carne e pincele-a com gema de ovo. Leve ao forno num tabuleiro até a massa ficar dourado (cerca de 10 minutos só para cozer a massa ). Entretanto aqueça o molho.

pode acompanhar a carne fatiada com arroz, batatas assadas, salada e o molho da carne. eu optei por maça assada arroz e legumes

 

Contactos

Chef Magalhães Rua Raul Proença nº 210
2 DRT
4460 798 Custóias
Matosinhos
939424438 manuelvieiramagalhaes@gmail.com