Pampilhos de Santarém

20-10-2016 21:03

Os pampilhos são bolos regionais de Santarém, que se caracterizam pelo seu aspeto peculiar, comprido e fino, e o sabor tradicionalmente português, conferidos pelo recheio de ovos-moles e canela.

Estes bolos foram criados em homenagem aos campinos do Ribatejo que usam uma vara comprida para conduzir o gado, a que se dá exatamente o nome de pampilho.

Embora seja um doce típico da região, são populares em todo o país, encontrando-se à venda na maioria das pastelarias. Recentemente foi criada uma versão em que o recheio é somente de chocolate, sendo qualquer uma das receitas verdadeiramente apetecível.

Ingredientes:

(8 pampilhos)

Para a massa

2 ovo + 2 gema p/ pincelar
150 g de açúcar
150 g de margarina amolecida
400 g de farinha

Para o recheio de ovos-moles

150 g de açúcar
8 gemas
90 ml de água
canela p/ polvilhar
Confeção do modo Tradicional:

Misture o açúcar com a margarina amolecida e o ovo.

Junte a farinha e trabalhe a massa energicamente.

Deixe repousar cerca de 30 minutos e, entretanto, prepare os ovos-moles.

Prepare uma calda, levando o açúcar com a água ao lume até atingir o ponto de pasta (quando atinge os 101º C, altura em que começa a aderir à colher uma pequena camada de açúcar).

Desfaça e bata ligeiramente as gemas e deite a calda sobre elas, em fio, sem parar de mexer.

Leve ao lume a engrossar, mexendo sempre para que não se pegue. Deixe arrefecer.

Estenda a massa numa superfície enfarinhada, usando um rolo também polvilhado com farinha, de forma a obter uma espessura de aproximadamente 4 milímetros.

Corte a massa em retângulos de 15×10 cm. Recheie uma das metades com os ovos-moles, polvilhe com canela e enrole com a outra metade da massa, formando uma espécie de torta.

Coloque os pampilhos num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com a gema ligeiramente batida e leve ao forno, pré-aquecido a 250º C, cerca de 5 minutos. Após este tempo, mantenha só o termóstato superior do forno ligado e toste a superfície dos bolos cerca de 3 minutos.

Atenção Não deixe os pampilhos cozerem muito para não ficarem rijos e secos

 

Contactos

Chef Magalhães Rua Raul Proença nº 210
2 DRT
4460 798 Custóias
Matosinhos
939424438 manuelvieiramagalhaes@gmail.com