Sardinhas assadas

23-06-2015 07:36

Sardinha... tradição... São João no Porto!
E como toda festa tem que ter comida, a sardinha assada é o prato obrigatório na grande festa do São João no Porto (saiba mais sobre esta festa: AQUI).
Todos escolhem o seu sítio preferido para comer a tradicional sardinha.
Para quem gosta do grande movimento da festa pela cidade ou dos restaurantes, na noite da véspera de São João encontramos a sardinha a assar em quase cada metro quadrado de toda a região do Grande Porto.
Desta vez escolhi a véspera da véspera do São João, para comer a tradicional sardinha, num local que ainda estava sem o agito da grande festa... mas com tudo preparado... a localidade de pescadores da Afurada.
Ali do outro lado do rio, em frente ao Porto, com as suas ruas todas enfeitadas, super convidativo...
Além dos tradicionais enfeites das festas populares, os barquinhos também fazem parte da decoração, que é para lembrar-nos que estamos numa localidade de pescadores
E pronto... bom apetite, porque elas estão uma delícia!
O melhor, é que a Afurada tem o hábito de comemorar o São Pedro nos mesmos moldes do São João, ou seja, durante a semana entre as duas festas, podemos passar por lá para irmos às sardinhas.
eu estou a falar só na cidade Porto e Vila nova de Gaia .

A receita da sardinha assada e muito simples só sal grosso e assar na brasa cuidado com o pingo da sardinha para não fazer o lume aumentar , pode servir com batata cozida ou a murro e salada de pimentos ..
bom apetite Chef Magalhaes

 

Contactos

Chef Magalhães Rua Raul Proença nº 210
2 DRT
4460 798 Custóias
Matosinhos
939424438 manuelvieiramagalhaes@gmail.com